Todos sabem que seu local de trabalho é necessário ter extintores de incêndio, e todos devem saber onde está o mais próximo. Muitos não percebem que um único tipo de extintor não funciona em todos os incêndios.
Há muitos tipos e classes diferentes de extintores, para diferentes tipos de incêndio. Para atingir a verdadeira segurança para seu local de trabalho, você precisa garantir que tenha o extintor apropriado instalado, relevante para os riscos potenciais de incêndio em seu edifício.
QUÍMICA DE INCÊNDIO E POR QUE As CLASSEs dos extintores são IMPORTANTEs
Primeiro, uma breve explicação sobre os elementos básicos de um incêndio.
Abaixo, vamos abordar cinco classes de fogo:
A: queima livre, materiais sólidos combustíveis, tais como madeira ou papel
B: líquido ou gás inflamável
C: incêndio elétrico energizado (a fonte elétrica energizada serve de ignição de um incêndio classe A ou B – se a fonte elétrica for removida, não é mais classe C)
D: Metálico (titânio, zircônio, magnésio, sódio)
K: fogo de cozimento – sendo de óleos, como gorduras animais ou vegetais
Independentemente do tipo de incêndio, sempre haverá os mesmos quatro elementos presentes:
- Combustível
- Calor
- Oxigênio
- Reação em cadeia
A teoria por trás dos extintores portáteis é que o fogo pode ser extinto pela remoção de qualquer um ou mais destes quatro elementos.
Para cada classe de incêndio, o combustível, a fonte de calor e a reação em cadeia variam, razão pela qual devem existir diferentes tipos de extintores de incêndio dependendo da classe de incêndio. Por exemplo, enquanto um incêndio classe A pode ser extinto com segurança com água, um incêndio classe C não pode, uma vez que a água conduziria a eletricidade e correria o risco de prejudicar o operador.
QUAIS os TIPOS DE EXTINTORES contra incêndio
Agora que você tem uma compreensão básica dos vários tipos de incêndio e porque diferentes extintores são necessários, vamos abordar abaixo sobre os 6 principais tipos de extintores seus usos:
1. EXTINTOR DE PÓ ABC
Um extintor de pó ABC tem inúmeras vantagens, pois é um extintor multiuso e é, portanto, um dos extintores mais comuns para se ter à mão.
Um extintor em pó pulveriza um pó químico muito fino composto mais geralmente de fosfato monoamônico. Isto age para cobrir o fogo e sufocá-lo.
Os extintores de pó são eficazes para incêndios de classe A, B e C, uma vez que não é um condutor elétrico e uma vez que pode efetivamente quebrar a reação em cadeia em um incêndio líquido ou a gás, algo que um extintor de água não pode fazer.
2. EXTINTOR DE DIÓXIDO DE CARBONO
Um extintor de dióxido de carbono (CO2) é um dos tipos de extintores mais limpos para usar, pois não deixa resíduos e não requer limpeza.
O extintor de CO2 faz exatamente isso – extingue o CO2. Ao fazer isso, ele remove o oxigênio do fogo, sufocando-o efetivamente. É ideal para uso em incêndios de classe B que envolvem líquidos inflamáveis e em incêndios elétricos.
3. EXTINTOR DE INCÊNDIO QUÍMICO ÚMIDO
O extintor químico úmido é um tipo especializado focado principalmente em fogos de classe K, aqueles que envolvem meios de cozimento como gorduras ou óleos animais e vegetais.
Estes extintores contêm uma solução composta de potássio que lança efetivamente um ataque de duas vertentes aos incêndios.
Primeiro, a névoa líquida que ele pulveriza age para esfriar o fogo. Em segundo lugar, devido à reação química da solução com o meio de cozimento, forma-se uma substância espessa em forma de sabão, selando a superfície do líquido para evitar a re-ignição.
O extintor químico úmido, então, é ideal para um ambiente de cozinha e fogos de classe K. Entretanto, ele também pode ser eficaz para fogos classe A onde um material como madeira ou papel pegou fogo.
4. EXTINTOR DE INCÊNDIO COM NÉVOA DE ÁGUA
O mais versátil do conjunto, o extintor de névoa de água, utiliza uma tecnologia mais recente que funciona na maioria das classes de incêndio.
Este tipo de extintor libera moléculas microscópicas de água que combatem o fogo em diversos níveis. Primeiro, porque tanta água é dispersa em forma de névoa microscópica, o nível de oxigênio no ar é diminuído, o que ajuda a sufocar o fogo.
Em segundo lugar, as partículas de água são atraídas para o fogo e, como a água sempre faz, age para resfriá-lo, reduzindo a temperatura.
Finalmente, e talvez o que seja mais único nos extintores de névoa de água, é que a água foi de-ionizada (os minerais foram removidos). Como resultado, ela pode realmente ser usada em incêndios elétricos, pois a água de-ionizada não atuará como um condutor, bem como na queima de líquidos/gases aos quais um extintor de água padrão não poderia ser aplicado.
Assim, um extintor de névoa de água é seguro e eficaz para uso em incêndios das classes A, B, C e K.
5. EXTINTOR DE ESPUMA DE FOGO
Os extintores de espuma são adequados para a classe A e os líquidos inflamáveis da classe B, embora não sejam eficazes para incêndios gasosos.
Eles pulverizam um tipo de espuma que se expande quando atinge o ar e cobre o fogo. Esta manta evita que os vapores se levantem do líquido para alimentar o fogo, fazendo-o passar fome de combustível. Além disso, como a espuma é misturada com água, ela também tem um efeito de resfriamento.
Extintores de espuma são alguns dos melhores para incêndios líquidos, como os de gasolina, também podem ser usados no caso de Classe A envolvendo combustíveis sólidos como a madeira.
6. EXTINTOR DE INCÊNDIO DE AGENTE LIMPO
Um extintor de incêndio de agente limpo é um tipo de supressão de incêndio gasoso. Armazenado em sua forma líquida, quando é pulverizado e atinge o ar, ele se converte em sua forma gasosa, não condutora, segura para uso enquanto o homem está presente, não deixa resíduos e tem uma vida útil atmosférica muito curta, tornando-o ecologicamente correto.
O gás, muitas vezes composto de Halon, extingue o fogo reduzindo os níveis de oxigênio e impedindo a reação em cadeia. Por ser não condutivo e tão limpo, é ideal para salas ou empresas cheias de equipamentos elétricos e de informática, sendo normalmente usado para incêndios das classes B e C.
certificamos DE QUE SEU NEGÓCIO ESTÁ PROTEGIDO
Agora que você está mais informado, você pode investigar os extintores de sua propriedade para garantir que você tenha a classe de extintor que provavelmente precisaria no caso de um incêndio em suas instalações particulares. Tenha em mente que você pode precisar de diferentes tipos de extintores em diferentes áreas de suas instalações.
Entretanto, não se trata apenas de ter o equipamento adequado pois caso você e seus funcionários não forem devidamente treinados, o equipamento correto pode falhar ou ser mal utilizado.
Para garantir que você tenha instalação ideal em suas empresa ou condomínio, assim como para receber treinamento adequado e ter seus extintores devidamente verificados e certificados quanto à qualidade e eficácia, entre em contato.
Com uma equipe de técnicos e engenheiros certificados, a Merithon extintores e equipamento contra incêndio está equipada para avaliar suas instalações para a melhor classe de extintores, e para inspecioná-los, instalá-los e mantê-los, bem como fornecer o treinamento que você e seu pessoal precisam.