Inocêncio de um carro em um estacionamento

Se você já passou por uma avenida onde tinha incêndio em um carro? você pode pensar que não há nada mais assustador. Até mesmo carros que tiveram suas chamas controladas parecem algo de um filme de ação onde uma acrobacia deu horrivelmente errado. Duas perguntas se tornam cristalinas:

  1. O que causa o incêndio de um carro?
  2. O que eu faria no caso de um incêndio em um carro?

Um simples superaquecimento e o perigo que representa, é importante estar preparado e não apenas saber o que fazer – mas praticar o que você fará – no caso de uma emergência.

Causas comuns que podem casar incêndo em um carro

Os carros são máquinas complicadas, e continuam ficando mais complicados. Como a tecnologia se integra mais com nossas soluções de transporte, é importante estar atento a algumas causas comuns de incêndios de carros, especialmente nos dias de hoje. Estas incluem:

Sobreaquecimento
Falha mecânica
Falha elétrica
Mau funcionamento da bateria


Se o motor de seu carro sobreaquecer, a água está bem acima do ponto de ebulição. Em alguns casos, pode estar tão quente quanto 250 graus. Portanto, é melhor encostar em algum lugar seguro, desligar, e deixar o motor esfriar antes de tentar ver o que o causou.

Falhas mecânicas e elétricas também são causas comuns de incêndios de carros. Uma falha mecânica pode ser qualquer coisa, desde um tubo de escape de arrasto até uma linha de combustível com vazamento. Tudo o que é preciso é uma única faísca.

Falhas elétricas e de bateria podem fazer com que os fios fiquem tão quentes que se soldam ou se fundem em qualquer coisa sobre a qual estejam descansando. Se um fio estiver quente o suficiente para fazer isso, você provavelmente terá um incêndio de carro.

Vazamentos de gás/óleo

O vazamento de óleo é ruim, mas normalmente não causa um incêndio no carro, a menos que esteja vazando fora do motor. Você verá toneladas de fumaça antes de ver as chamas nesse caso.

Mas um vazamento de combustível é muito mais grave. Se você sentir o cheiro de gás quando for até o carro, certifique-se de não piorar a situação ligando-o. Em vez disso, chame um profissional para avaliar a situação e conserte-o o mais rápido possível.

Acidentes de carros elétricos

Os incêndios de carros EV são muito mais quentes do que outros incêndios e não respondem aos meios tradicionais de supressão. Além disso, há o fenômeno da fuga térmica, que ocorre quando uma célula de bateria acende outra em uma reação em cadeia sustentada e é muito perigosa.

Que tipos de veículos requerem um extintor de incêndio?

Este regulamento é realmente simples e segue de perto o bom senso. Aqui estão algumas regras gerais relativas aos extintores de incêndio: 

Caminhões comerciais: exigido 

Ônibus comerciais: necessário

Todos os outros veículos: recomendado 

Sua principal prioridade em um incêndio de carro é parar com segurança, tirar todos para fora e depois, se for seguro fazê-lo, tentar apagar o fogo. 

Se você carrega um pneu sobressalente em seu carro, por que você não carregaria também um pequeno extintor ABC? Eles não são caros e podem ser a única coisa que você vai precisar em caso de emergência. 

Abrir Conversa
1
Estamos Online
Merithon
Olá! 🧯
Podemos ajudar?