
Quando confrontados com um incêndio com óleo de cozinha, o impulso da maioria é chegar à fonte de água ou ao extintor mais próximo. Natural, mas nem sempre é o correto ou mesmo seguro.
Isto é especialmente verdadeiro no caso de um incêndio com gordura, que ocorre quando o óleo de cozinha cresce muito quente.
Se você cozinhar muito em sua casa, os fogos são uma possibilidade real. Aqui estão 5 coisas muito importantes que você precisa saber sobre elas.
1. NÃO UTILIZAR Água
Isso porque os dois não se misturam.
Ao invés de apagar o fogo , derramar ou borrifar água sobre ela simplesmente fará com que o óleo salpique e espalhe o fogo. Mesmo a água que se vaporiza do calor pode acabar carregando partículas de gordura, espalhando o fogo ainda mais.
2. não mover de lugar
Como os fogos de gordura começam na panela ou frigideira onde o óleo estava, no pânico do momento, alguns tentarão pegar a frigideira e colocá-la no exterior para despejar o óleo para fora.
Embora isto possa ser um impulso natural, é extremamente perigoso. Você pode acabar derramando óleo queimando sobre você e a cozinha, e pode muito facilmente espalhar o fogo enquanto você tenta tirá-lo do exterior.
3. DESLIGUE O AQUECIMENTO
Antes de fazer qualquer outra coisa, desligue o aquecimento com muito cuidado.
Especialmente se você presenciar o inicio, simplesmente desligar o calor pode permitir que o fogo se apague. em alguns casos esta ação pode ser o suficiente para parar o fogo, e por isso é absolutamente o primeiro passo que você deve dar.
4. tampe com uma tampa metálica
Se for uma pequena chama que esteja contida em uma panela ou frigideira e não for muito perigoso, cubra com uma tampa metálica. O fogo precisa de oxigênio para queimar, portanto, colocar uma tampa sobre ele irá extingui-lo.
No entanto, NÃO use uma tampa de vidro se for isso que você tem a disposição. O vidro se quebrará em resposta ao calor crescente, adicionando mais um risco a uma situação já perigosa.
5. Use um extintor de incêndio classe B
Para controlar rapidamente o incêndio, procure um extintor Classe B para extinguir o fogo. O extintor classe B é um extintor químico seco e foi projetado especificamente para lidar com fogos de gordura.
Certifique-se de que é, ou pelo menos cobre, incêndios Classe B – se for o tipo errado de extintor de incêndio, pode piorar
Sua cozinha esta equipada?
Você tem o extintor e o equipamento de segurança adequados para sua cozinha? Os especialistas da Merithon podem garantir que sua cozinha tenha tudo o que precisa no caso de acontecer o pior.
Entre em contato com Merithon hoje mesmo, cobrimos toda São Paulo.