Incêndio elétrico é surpreendentemente comuns e suas causas estão ao nosso redor em nossa casa e em nossos locais de trabalho. É vital que você entenda alguns conceitos básicos sobre os incêndios elétricos, caso algum dia se depare com esta situação extremamente perigosa.
1. MUITAS COISAS PODEM CAUSÁ-LOS
Infelizmente, vários itens e atividades muito comuns podem resultar em um incêndio elétrico energizado: fiação defeituosa, aparelhos antigos, aquecedores portáteis, cabo de força danificado, curto-circuito, tomadas elétricas sobrecarregadas, dispositivos sobrecarregados e superaquecidos.
2. NÃO USE ÁGUA!
A água age como um condutor, permitindo que a eletricidade circule, o que poderia resultar em eletrocussão. Além disso, como a água conduzirá a eletricidade, isso significa que essencialmente espalhará a fonte de ignição do fogo e, portanto, o fogo também.
NUNCA use água ou um extintor a base d’água enquanto ainda houver eletricidade alimentando o fogo!
3. DESLIGUE A FONTE DE ENERGIA
Se o fogo não se espalhou além do item elétrico que o causou, então desligar ou desligar a energia daquele item poderia matar o fogo.
Entretanto, independentemente de ser suficiente para matar o incêndio, será necessário cortar a fonte de energia se isso puder ser feito com segurança. Isto porque enquanto a eletricidade continuar a alimentar o aparelho/dispositivo/equipamento, continuará existindo uma fonte de ignição. O fogo ou não poderá ser apagado, ou poderá continuar reinando se a fonte de energia não for cortada.
4. USE O extintor CORRETO
Nem todos os extintores de incêndio funcionam para incêndios elétricos. Se você tiver um extintor em sua casa, certifique-se de que ele inclua a etiqueta Classe C, o que significa que ele usa um agente extintor não condutor de eletricidade apropriado para estes casos.
5. incêndio elétrico É EVITÁVEL
A maioria dos incêndios elétricos começa como resultado de fios velhos e danificados, tomadas sobrecarregadas e/ou dispositivos eletrônicos com carga incorreta. Estas coisas são facilmente evitáveis.
Certifique-se de verificar sua fiação e cabos para garantir que não haja torções, desgastes ou fios expostos. Revise suas tomadas e réguas de energia para ter certeza de que não estão sendo sobrecarregadas. Se você usar réguas de energia, certifique-se de que elas incluam disjuntores internos, o que pode reduzir o risco de acidentes elétricos.
Prevenção de incêndio elétrico
Se você gostaria de evitar encontrar incêndios elétricos, certifique-se de fazer uma caminhada por sua casa ou espaço de trabalho e fique atento aos riscos elétricos. Eles são fáceis de corrigir.
No entanto, às vezes a prevenção não é suficiente. Certifique-se de ter um extintor adequado em sua casa ou escritório em caso de uma emergência desse tipo.
Não tem certeza de ter o que precisa? a Merithon pode acompanhá-lo em suas necessidades únicas de propriedade e proteção contra incêndios. Ligue ou entre em contato pelo nosso formulário hoje mesmo!